Como está seu autoconhecimento para os processos seletivos?

    by Snoron.com

    Estamos publicando esse artigo do Genesio Filho, que é master coach com certificação internacional e atua na gestão de pessoas há 10 anos, por ser importante para vocês que estão se preparando ou estão em processos seletivos.

    Pensar um pouco sobre vocês mesmos é muito importante e pode ser decisivo para realizar o seu sonho. Vamos ao autoconhecimento.

    Como falar de autoconhecimento sem cair nos clichês

    Por Genesio Filho

    No final das contas, tudo o que acontece no seu dia a dia depende muito mais de como você reage a fatores externos, e tudo o que você conquistou até este momento resultou muito mais de fatores internos. Você pode até acreditar que alguns estímulos externos foram determinantes para suas conquistas, mas o fato é que você continuou até o fim simplesmente porque, internamente, muitas vezes sem conhecimento disso, de algum modo essas conquistas faziam algum sentido na sua vida e te geravam satisfação.

    Essas reações podem gerar resultados catastróficos, como também podem te levar ao sucesso. Quanto mais sensível é sua percepção do EU, mais leves e simples ficam suas relações pessoais e profissionais, como também se amplia a quantidade de opções ao encontrar soluções para os novos desafios.

    O autoconhecimento, apesar de oculto, influencia diretamente nos seus resultados. O sucesso e o fracasso têm uma origem única, um padrão de comportamento que se inicia a partir de um estímulo interno. Quantas vezes você parou para pensar na origem deste estímulo? Quais foram os motivos? Por que existe facilidade de execução e compreensão em alguns momentos e extrema dificuldade em outros?

    Claro que existem mil e uma maneiras de se desenvolver o autoconhecimento: meditação, retiros, estudo de religiões, livros, técnicas de respiração, ioga, PNL, terapia, psicanálise, treinamentos vivenciais, experiências das mais variadas, etc. Cada um segue sua preferência. A identificação com o profissional e as circunstâncias do momento são elementos que irão definir a escolha do método empregado no processo de desenvolvimento interior.

    Uma das ferramentas que ganham cada dia mais força no trabalho de autoconhecimento, tanto no âmbito pessoal como também voltado para o ambiente corporativo, é o coaching. Amplamente recomendado por profissionais de treinamento, desenvolvimento e educação, o serviço proporciona um processo para obtenção rápida de resultados, utilizando uma metodologia focada no ser humano.

    A atuação do coach ativa muitos níveis de autoconhecimento que, apesar de difusos, podem ser de muita utilidade no cotidiano, como:

    O reconhecimento dos ambientes em que você se sente confortável ou desconfortável e como isso altera o seu desempenho;

    A capacidade de identificar um padrão de comportamento em situações de tensão, descontração, felicidade, tristeza, etc;

    Perceber quais de suas capacidades são subestimadas e superestimadas por você;

    • A compreensão acerca dos projetos de simples execução que se arrastam por um tempo muito maior do que deveriam porque simplesmente entram em conflito com valores pessoais;

    • Despertar a habilidade de fazer escolhas sensatas e, consequentemente, gastar e direcionar sua energia em opções que façam sentido e sintonizem com seus objetivos e propósito de vida.

    A expansão da consciência pode chegar a níveis inimagináveis. Como se trata de uma conquista intangível e subjetiva, sua mensuração é sempre complicada, mas precisamos agir! Todos nós somos dotados de um autoconhecimento muito mais profundo que imaginamos. A todo o momento em que recebemos estímulos externos reagimos de acordo com nosso repertório e conhecimento, sejam eles técnicos, emocionais ou vivenciais.

    Exercitar o autoconhecimento, compreendendo seus padrões, é um hábito como outro qualquer, e pode ser iniciado a qualquer momento. O que você está esperando?

    Genesio Filho (Foto: Divulgação)

    *Genesio Filho é master coach com certificação internacional e atua na gestão de pessoas há 10 anos, principalmente na renovação e organização de empresas

     

    Quem mais conteúdos como esse, se cadastres aqui ao lado para receber automaticamente em seu e-mail ou escreva para nós. Também pode acessas www.educativa.a350.com.br

     

    Formulário de contato Vida de Comissário
    Vida de Comissário orientando seu sonho.

    Deixe uma resposta