Como faço para me cadastrar em uma vaga de comissário?

    Temos recebido muitos e-mails perguntando sobre como se cadastrar em um processo seletivo das Cias aéreas.

    A resposta é quase como um bilhete premiado, tamanha é a confusão e a desorganização nas mesmas e de parte das escolas que formam alunos para a prova da ANAC vendendo a realização de sonhos e mudança de vida. Mas a distancia entre passar na ANAC e conseguir ser contratado por uma Cia na função de comissário de bordo é muito longa.

    Leia: O que preciso para ser comissário

    As Cias aéreas são confusas e possuem quase nenhuma transparência quanto aos procedimentos, quantidade de vagas e como acontecem seus processos seletivos. Por mais que você busque a informação, sempre faltará algo e estará incompleta. Elas fogem da informação, deveria ser o contrário.

    Leia: Passei na ANAC e agora?

    Vamos as Cias.

    Azul:

    A Azul é a empresa que no momento apresenta a melhor transparência do segmento, mas ainda tem muito que melhorar e ter um atendimento humanizado para se igualar a exigência que querem dos candidatos, exigem candidatos que no mínimo tenha conhecimento de atendimento humanizado, mas pelo que demonstram nem eles sabem direito o que é, e se sabem, que acreditamos muito que saibam, não aplicam em seus processos seletivos.

    Mas estão evoluindo no atendimento, na transparência e no fator humano, o RH passa por uma reestruturação de pessoas e procedimentos. Está na frente das demais Cias brasileiras no que se refere a respeito e transparência em processos seletivos.

    Precisa melhorar a comunicação com candidatos e a transparência nos processos seletivos.

    Nesse segundo semestre de 2017 a empresa iniciou o processo de cadastramento de escolas para  indicação de alunos, no qual noticiamos em primeira mão aqui no Vida de Comissário, leia Aqui, e também manteve o cadastro através de seu site voeazul.com.br. 

    Leia também: Azul faz parceria com escolas para indicar candidatos de todo o Brasil

    Avianca

    A Avianca divulga todas as suas vagas e exigências em seu site, https://avianca.selecty.com.br, também falta transparência e humanidade na empresa, igual as demais, esquece que candidato também é cliente. Não dá devolutiva e nem informa se de fato receberam seu currículo. Precisa melhorar a comunicação com candidatos.

    Leia também: Avianca contrata 13 mulheres pilotos para quebrar barreiras no Brasil

    Gol

    Gol é a empresa menos transparente de todas, não é possível obter grande informações sobre a mesma e seus processos. A empresa vem de resultados financeiros ruins e está se reestruturando nos últimos anos e ainda tem pelo menos uma centena de pessoas para serem reintegradas do processo webjet.

    A orientação é que façam seus cadastros no www.voegol.com.br. Mas é uma grande caixa preta seus processos e procedimentos.

    LATAM

    A Latam está em seu primero processo seletivo desde 2015, e foi marcado por falhas, desencontro de informações, problemas no site para incluir curriculum e desrespeito ao candidatos.

    Atravessa um período ruim de resultados, renegociações de dividas, reestruturação com a fusão com a Lan, mudança de cultura,  devolução de aeronaves, etc…

    O momento é de muito esforço corporativo para voltar a crescer e conquistar bons resultados. A administração no Brasil está a cargo dos Chilenos.

    Essa faze difícil também passa também o RH da Cia que não clarifica os procedimentos de forma correta, falta muito respeito aos candidatos. Oficialmente a assessoria de impressa diz que  o candidato deve se cadastrar via site www.latam.com, mas o RH tem feito acordos de bastidores e privilegiado algumas escolas para indicação de candidatos, o que constrói uma imagem de completo desrespeito e desorganização. Informa uma coisa e faz outra. Como cobrar algo dos candidatos quando o exemplo institucional não é nada bom?

    Promoção Natura com desconto o ano todo, é um presente do Vida de Comissário para você.  Não perca acesse AQUI e pegue seu cupom.

    E as escolas?

    No caso das escolas muitas apenas vendem que vão realizar seu sonho e mudar sua vida, mas nem mesmo contato e parceria com a Cias aéreas possuem, não tem força de trabalho ou direcionamento adequado, estão desesperadas em vender mais vagas em seus cursos para conseguirem pagar as contas mensais. Objetivo principal é seu dinheiro, não entregam nada além do básico para a prova da ANAC.

    Outras  escolas,em menos número, já são mais inteligentes, mais estruturadas e mais empreendedoras, buscam se relacionar com as cias aéreas para conseguir ter alunos efetivados nas mesmas. Entregam algo além dos estudos para a prova da ANAC, preparam melhor seus alunos e abrem caminhos nas Cias aéreas.

    E o candidato?

    O Candidato deve pensar muito bem a escola em que vai cursar, pesquisar muito sobre ela, falar com outros alunos, com pessoas do mercado. Não contrate na emoção e no discurso que estamos aqui para realizar seu sonho. Engana-se quem acha que passou na prova da ANAC já será chamado para uma entrevista. Para cada vaga aberta nas cias temos em média 30 candidatos na disputa, é muito concorrido.

    Cabe ao candidato manter-se atualizado e buscar bom relacionamento com escolas, profissionais que já estão no mercado, ter uma bom perfil no linkedin, mantê-lo bem atualizado e utilizá-lo para fazer contato com pessoas dos RHs das cias, com outros comissários, enviar mensagem profissional, se relacionar, procurar entender o procedimento e as dificuldades que tem que enfrentar pelo caminho.

    Não é simples, da trabalho, mas quanto vale seu sonho? O que você tem feito por ele? Não espere pelas Cias ou escolas, não reclame, faça sua caminhada, mas de forma organizada. Não fique só postando coisas inúteis no seu facebook e achando que isso é relacionamento para conquistar vaga de trabalho, é justamente o contrario.

    Faça por merecer a vaga, seja o melhor candidato do processo seletivo, demostre isso com atitudes positivas, relacionamento, estudos e força de vontade.

    Quer saber mais, escreva para nós, conte suas dificuldades.

    Formulário de contato Vida de Comissário
    Vida de Comissário orientando seu sonho.

     

    Deixe uma resposta