Como um sorriso bonito influencia a vida profissional

    Tratamentos da odontologia estética, como as lentes de contato dentais, são o novo artifício para os candidatos em entrevistas de emprego

    Por Guilherme Rocha

    Não é à toa que dizem que o sorriso é como um cartão de visitas, afinal, ele é fundamental em uma primeira impressão. Uma pesquisa realizada pelo jornal americano USA Today comprovou esta tese: os dentes saíram na frente entre os fatores que mais influenciam à primeira vista, com 47% das respostas, seguido pelos olhos (31%) e o cheiro (11%). Em profissões que lidam diretamente com o público, como é o caso dos comissários de bordo, o impacto de um sorriso bonito é ainda maior e pode ser considerado inclusive um diferencial competitivo.

    Esta premissa foi confirmada por um trabalho científico realizado pela Faculdade Estadual do Sudoeste da Bahia e publicado no American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics. Considerando currículos similares, pessoas com sorrisos bonitos têm maiores chances de conseguir a vaga em uma entrevista de emprego, pois passam a ideia de que são mais inteligentes e sociáveis.

    Acredito que isso está relacionado ao fato de que quem está satisfeito com o próprio sorriso sente-se mais confortável para sorrir e, por isso, transmite autoconfiança. Percebo no dia a dia do consultório o ganho de autoestima de quem passa a se sentir feliz com o sorriso. Alguns pacientes chegam aqui praticamente escondendo os dentes porque não gostam deles. Depois do tratamento as mudanças de comportamento são impressionantes. Eles passam a postar fotos sorrindo e até mesmo se portam de um jeito diferente durante uma conversa. Tornam-se mais abertos e seguros.

    Esse é o ponto chave: com todos os avanços da tecnologia no âmbito da odontologia estética, ninguém mais está condenado a ter um sorriso que não quer. Há diversas opções de tratamento para alcançar o resultado que cada um deseja, desde ortodontia, com os tradicionais aparelhos fixos e móveis, até resinas e clareamentos.

    Lentes de contato dentais

    A mais nova e revolucionária técnica é a utilização de lentes de contato dentais. São camadas ultrafinas de porcelana, de 0,2 a 0,5 mm de espessura, que sobrepõem os dentes deixando-os com a cor e formato desejados por no mínimo 10 anos, podendo durar a vida inteira.

    Além da grande durabilidade, outro ponto vantajoso das lentes de contato dentais é que, para aplicá-las, é preciso pouco ou nenhum desgaste dos dentes. A técnica é minimamente invasiva e a manutenção também é simples. Basta ter a mesma atenção com a higiene bucal que se deve ter com qualquer dente, com visitas periódicas ao dentista para limpeza e aplicação de flúor.

    Com tantas novidades e opções, a odontologia estética realmente se tornou uma grande aliada para a inserção profissional. Ela pode ajudar uma pessoa a se sentir mais confiante, não só na vida pessoal, mas também profissional, o que pode ser o empurrãozinho que falta para conquistar o emprego almejado.

    Guilherme Rocha é especialista em estética odontológica na Clínica Royal Odontologia

     

    Esse artigo foi útil para você?

    Escreva para nós para entendermos mais sobre você e os temas que lhe interessam

    Formulário de contato Vida de Comissário
    Vida de Comissário orientando seu sonho.

    1 COMENTÁRIO

    1. Sim, creio que um sorriso bonito é fundamental sim agregado a uma série de requisitos, mas o cuidado com a aparência demonstra higiene. É importante sim.

    Deixe uma resposta