Você se conhece? Conhecer a autoimagem é fundamental para um processo seletivo

    A relação com a imagem pessoal pode ser fonte de sucesso ou insatisfação pessoal e profissional e na grande maioria das vezes não damos a devida atenção a isso.

    Em profissões que exigem muito da auto imagem, como é o caso de comissário de bordo, não dar atenção a isso pode ser o insucesso em um processo seletivo ou até mesmo no desenvolvimento de sua carreira.

     Sentir-se bem na própria pele. Esse é um dos objetivos da psicologia da autoimagem, que tem papel fundamental na tomada de decisões, personalidade e qualidade de vida, além de melhorar a autoestima e o desempenho profissional.  E você, conhece bem a si mesmo?

    Leia também: Como está seu autoconhecimento para os processos seletivos?

    Segundo Eliza Guerra de Oliveira, psicóloga e professora da Ecole Supérieure de Relooking, quanto menos conectados estamos com nossos desejos, mais estaremos à mercê da cultura da imagem oferecida pela sociedade. O processo de autoconhecimento é o início para um caminho de vitórias.

    A busca por padrões de beleza, econômicos e sociais, desencadeada pelos novos modos de vida, acaba por afastar o individuo da sua real imagem, o que traz uma série de frustações pessoais e que pesam diretamente no profissional.

    Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, 46% dos homens está insatisfeito com sua carreira, a porcentagem aumenta entre as mulheres, chegando a 49%.

    Apesar de ser recente, a psicologia tem realizado estudos para elaborar métodos e ferramentas eficazes para se alcançar o conhecimento da autoimagem. Exercitar a autoestima, aceitar críticas e elogios são alguns dos métodos que se mostram eficientes no autoconhecimento, uma vez que saber as qualidades e os defeitos próprios, é fundamental para saber qual caminho profissional tomar.

    Este artigo foi útil para você?

    Escreva para nós e nos de dica do que gostaria de ler aqui em nosso site, assim poderemos criar pautas cada vez melhores para você.

    Formulário de contato Vida de Comissário
    Vida de Comissário orientando seu sonho.

     

    Deixe uma resposta